A
ManutenSat trabalha nos veículos com o Hardware Embarcado que é composto por produtos da mais alta tecnologia. Entre eles estão:
IMCT e MCT
IMCT
é o Terminal de Comunicação Móvel. Um equipamento de comunicação digital, bidirecional, via satélite. Tem capacidade para suportar variadas condições de temperatura, trepidações, quedas e até tentativas intencionais de quebra. Pode ser instalado em caminhões, ônibus, veículos médios (utilitários e caminhonetes), embarcações e ferrovias. É composto pelo terminal e pela antena de transmissão via satélite com GPS integrado.
O terminal, de fácil operação, é composto por um teclado, uma tela de cristal líquido e cabos de conexão. O equipamento foi desenhado para comandos básicos e por meio dele é possível enviar e receber mensagens.
A antena, equipada com um receptor GPS, faz a comunicação do veículo com os satélites, determinando a sua localização geográfica. O uso combinado de técnicas de modulação proporciona rápida conexão com cada um dos satélites e melhora ainda mais o desempenho do sistema.
OBC
Desenvolvido pela Autotrac, o OBC (Computador de Bordo - On Border Computer) é um equipamento voltado para aplicações de segurança e utilizado principalmente por empresas que precisam de ferramentas de gerenciamento de risco.
O OBC gerencia sensores e atuadores que informam aos clientes, em tempo real, o status do veículo e de alguns componentes. Com o OBC é possível saber se as portas estão abertas ou fechadas, se a carreta está engatada ou desengatada, se o motor está ligado ou desligado e qual a temperatura do baú, entre outros.
O computador de bordo permite também que o cliente programe os procedimentos a serem adotados pelo sistema em situações de exceção. Os atuadores entram em ação quando algum sensor informa alterações dos parâmetros pré-estabelecidos, como velocidade máxima excedida, portas do baú abertas sem autorização do operador na empresa, variações de temperatura indesejáveis etc.
Com o OBC, é possível programar ações para quando algum componente do caminhão for violado, como parar o veículo, acionar sirenes e setas, enviar mensagens automáticas de emergência e imobilizar a carreta, entre outros. Essa possibilidade propicia flexibilidade na aplicação do produto para gerenciamento de risco.
Mais Informação