SENSORES
Os sensores são os equipamentos responsáveis pelo monitoramento constante do veículo. Eles registram todas as variações de status ocorridas durante o percurso e comunicam ao OBC as ocorrências não programadas. Na tentativa de violação desses parâmetros, o operador na base de operações do cliente é imediatamente avisado e toma as medidas cabíveis.
Há vários tipos de sensores disponíveis e a alternativa de desenvolver novas aplicações sob demanda.
Sensor de ignição: informa variações do estado da ignição (ligado/desligado).
Sensor de velocidade: mede as variações de velocidade durante o percurso. No caso de excesso de velocidade, pode imediatamente ativar um atuador e/ou comunicar a central do cliente. É configurável.
Sensor de violação do sistema: detecta imediatamente qualquer tentativa de violação do sistema, acionando uma série de atuadores contra eventuais sinistros. É ativado sem necessidade de intervenção do motorista ou da base de operações do cliente.
Sensor de porta do baú: detecta a abertura não autorizada da porta do baú.
Sensor de temperatura: extremamente recomendado no transporte de cargas frigoríficas. Monitora e informa constantemente a temperatura do baú. Caso esteja fora dos padrões por um determinado período de tempo, o sensor alerta o motorista e/ou o operador.
Sensor de carona: detecta o ingresso não autorizado de pessoas na cabine do veículo.
Sensor de desengate de carreta: informa quando a carreta é desengatada do veículo de forma não autorizada. Pode automaticamente ativar alarmes, sirenes, imobilizar a carreta e até bloquear o veículo.
ATUADORES
Os atuadores são os mecanismos que interferem diretamente no funcionamento do veículo. Podem ser ativados automaticamente pelo sistema, por meio do OBC, ou pelo operador na empresa, sempre que ocorrer um evento não programado.
Há vários tipos de atuadores disponíveis e a possibilidade de desenvolver novas aplicações sob demanda. Confira alguns atuadores comercializados pela Autotrac:
Bloqueio do veículo: bloqueia o veículo de forma definitiva (até que o operador cancele o comando) ou por um determinado período de tempo.
Trava do baú: trava as portas do baú do veículo e pode ser ativada ou não a partir da base de operações do cliente.
Sirenes: ativa as sirenes do veículo.
Imobilizador de veículo: imobiliza a carreta e não permite o engate de outro cavalo mecânico não autorizado. Utilizado como alternativa de segurança em caminhões equipados com freio estacionário.
Chave de portas: aciona o travamento e o destravamento das portas do baú.
Pagina Anterior